Novidades

domingo, 30 de agosto de 2020

#Resenha - Livro, Flores para Algenor

 

Sinopse:

Aos 32 anos, Charlie trabalha na padaria Donners, ganha 11 dólares por semana e tem 68 de QI. Porém, uma cirurgia revolucionária promete aumentar a sua inteligência, considerada gravemente baixa. O problema? Enxergar o mundo com outros olhos e mente pode trazer sacrifícios para a sua própria realidade. E resta saber se Charlie Gordon está disposto a fazê-los.


Sobre o autor:

Daniel Keyes

Daniel Keyes (9 de Agosto de 1927- 15 de junho de 2014), Brooklyn, New York City. Atualmente mora no Sul da Flórida. Professor e escritor norte-americano de Ficção Científica diplomado em Psicologia, Inglês e Literatura pela Universidade do Brooklyn. Ganhador dos Prêmios Hugo e Nebula em 1959 e 1966 pela publicação do conto e, posteriormente, do livro, "Flowers for Algernon". O ator Cliff Robertson recebeu um Oscar da Academia por sua performance na versão cinematográfica de 1968 (Os dois mundos de Charly). Flores para Algernon foi traduzido em múltiplos idiomas com direito a versão musical em Londres, Washington e na Broadway; foi adaptado para a televisão nos Estados Unidos e Japão e para o teatro na França, Polõnia e Japão. Keyes gravou a versão em audio book do livro. O conjunto de suas obras foi titulado na Alemanha com o Kurd Lasswitz para Melhor Autor Estrangeiro (1986) e com o Locus Award em 1998. Nominado para o Prêmio Edgar (Mystery Writers of America) e como Author Emeritus pela Science Fiction and Fantasy Writers of America em 2000. O autor faleceu devido a uma pneumonia, aos 86 anos, em 2014 (Skoob)


Sobre o livro:

Como já mostrado na sinopse, o livro apesar de ser uma ficção cientifica, o foco dele é o drama e vai mostrando o progresso de Charlie conforme seu QI (quociente de Inteligência) vai crescendo durante o passar do tempo.

É um livro de crescimento pessoal e amadurecimento e muitas descobertas que o próprio personagem vai descobrindo ao longo da narrativa.

O livro tem em média 280 páginas e é narrado em primeira pessoa na forma de relatórios de progresso, ou seja, o personagem escreve em um diário sobre o que fez, pensou e lembrou durante o dia, para os cientistas verem o resultado da cirurgia feita nele. Então é normal nos primeiros escritos dele ter vários erros de ortografia, mas a medida que ele for ficando mais inteligente, os textos ficam mais elaborados e complexos.


Minhas Impressões

Eu tinha uma ideia e expectativa em relação a esse livro e conforme fui lendo essa obra tive um pequeno desapontamento, por não esperar os acontecimentos mostrados. Não costumo pesquisar nada do livro antes de ler, as vezes a melhor experiencia é aquela nua e crua, mas para esse eu vi uma recomendação de um booktuber.

O livro traz muito da inocência de Charlie, que tem uma deficiência intelectual, e como a visão de mundo dele é mais inocente, ele acaba não enxergando maldade nas pessoas a sua volta e os seus traumas são facilmente esquecidos. Eu senti como se ele fosse uma criança emocionalmente, visto que ele não se ofende com certas atitudes e esquece rapidamente que para nós seria constragedoras.

Depois da cirurgia ele passa a aprender, entender e reter conhecimento de forma muito rápida e até sobre humana e com isso tudo aquilo que ele viveu passa a ser visto com outros olhos e aí começa os grandes questionamentos.

Eu amei muito as sacadas que o livro traz e como a “inteligência” se torna ao mesmo tempo algo bom, mas de certa forma algo solitário. Antes ele se sentia amado e cercado de carinho, mas quando as “vendas” saíram de seus olhos ele pode perceber que as pessoas que diziam serem suas amigas, não eram tão boas assim.

Temos momentos bem tristes do passado de Charlie e como ele assiste a esses acontecimentos é como se tivesse se vendo em um filme e, chega em certos pontos que esse novo Charlie, mal reconhece a ele mesmo.

Infelizmente depois da metade do livro eu comecei a me distanciar da leitura, e não estava mais empolgado com o andamento da história, mas vez o outra os relatos me faziam voltar, era como se tivesse em uma montanha-russa de emoções.

De modo geral é um livro diferente, passa uma mensagem boa e tem uma jornada difícil, triste e com muitos altos e baixos.

Quais são os efeitos colaterais dessa cirurgia? Terá que ler para descobrir.

Uma observação: O título do livro é bem curioso, mas ele faz referência a algo que acontece durante a história e quando vocês chagarem lá, vão entender.

Caso queira adquirir esse livro, link clicando na imagem abaixo. Tenham uma ótima leitura.


★★★★

Notas finais:
Obrigado por ler a resenha ate aqui.
Um grande abraço!
Att,
Lucas Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário