Novidades

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

#Resenha - Livro, Uma Vida Pequena



Sinopse:

Candidato ao Prêmio Pulitzer de Literatura de 2016, Uma vida pequena é um dos livros mais surpreendentes, desafiadores, perturbadores e profundamente emocionantes das últimas décadas.

Com o tempo, o relacionamento deles se aprofunda e se anuvia, matizado pelo vício, pelo sucesso e pelo orgulho. No entanto, seu maior desafio, como cada um passa a perceber, é o próprio Jude, um litigante extremamente talentoso na meia-idade, porém, ao mesmo tempo, um homem cada vez mais atormentado, a mente e o corpo marcados pelas cicatrizes de uma infância misteriosa, e assombrado pelo que teme ser um trauma tão intenso que não só não será capaz de superar mas que vai definir sua vida para sempre.

Com uma prosa magnífica e genial, Hanya Yanagihara criou um hino trágico e transcendental do amor fraterno, uma representação magistral da dor física e psicológica, e uma análise da verdade nua e crua que permeia a tirania da memória e os limites da resistência humana. (Skoob)


Hanya Yanagihara

Hanya Yanagihara é uma romancista e escritora de viagens americana de ascendência havaiana



O que é o livro?

O que falar sobre esse livro? Demora um tempo para você digerir toda a história e ela não é uma das fáceis. Com quase 800 paginas, são poucos os momentos felizes que esses personagens desfrutam, principalmente um deles.

A principio você acha que o livro é sobre quatro amigos que se conheceram na faculdade, Jude, um aspirante a direito, JB a artista plástico, Malcolm a arquitetura e Willen a artes cênicas; Que vão ascendendo na vida ao longo dos anos e anos. Temos um pouco da visão de cada um deles e isso eu achei muito bacana, ver as camadas de cada um, porém o livro da mais voz a Willen e principalmente a Jude, o personagem central de toda a trama.

Todos os personagens tem questões mal resolvidas com o passado, cada um sofre por alguma coisa ou situação, que afeta ou não sua vida adulta e isso é abordado no livro conforme as décadas vão passando, então temos relatos da infância até os meados dos 68 anos por aí.

O livro é em terceira pessoa, mas temos algumas descrições em primeira. Narra situações do passado e também do presente. ele é divido por grandes partes e cada uma delas tem relação com algum acontecimento na história, são eles.

"Lispenard Street", "O Pós-Homem", "Vaidades", "O Axioma da Igualdade","Os anos Felizes", "Caro Camarada" e "Lispenard Street"

Uma curiosidade sobre a capa do livro, é que por mais que pareça que é uma expressão de dor e sofrimento, trata-se da face de um homem em pleno orgasmo, uma amostra do trabalho fotográfico de Peter Hujar.


Minhas impressões:

Eu comecei a ler esse livro por indicação, mas a pessoa que me "recomendou" falou que era um livro pesado e dificil de ser digerido, a principio eu quis testar se era tudo isso mesmo e também como forma de pesquisa para uma história que estou desenvolvendo.

Achei muito interessante a desconstrução do homem no livro, pois vivemos sobre preceitos machistas e que o homem não pode ter fragilidade, "homem não chora", "homem não pode abrir seus sentimentos" etc, nesse livro vemos que eles sofrem sim e precisam sim de ajuda, se abrir e conversar sobre seus sentimentos com os amigos, isso pode salvar uma vida.

É um livro de drama, mas o próprio drama é um mistério, que vai sendo revelado aos poucos. Eu tinha minhas suspeitas sobre o passado deles, através de pistas que a autora deixou, mas confesso que me surpreendi com o tanto de acontecimentos ruins que uma pessoa pode ter.

Eu em alguns momento me peguei refletindo sobre como outras pessoas podem estar passando ou já passaram por situações parecidas, eu mesmo já vivenciei algumas delas e sei por experiencia própria que não é fácil ser esquecidas.

Uma coisa que incomoda na leitura é a repetição de situações e acontecimentos no livro, que poderiam facilmente serem removidas sem perder a essência da história, mas defendo a escolha dela, pois vemos um personagem quebrado, traumatizado tentando viver uma vida comum e mesmo ele tendo "superado" seu passado, volta e meia ele acaba fazendo tudo de novo. E isso é algo da vida, quem já teve algum trauma, sabe que é um dia de cada vez, uma hora você está bem, outra você parece pior do que quando começou e isso é abordado no livro de uma maneira bem dura.

No geral é um livro muito descritivo, os detalhes são horríveis de serem imaginados, tem cenas muito pesadas para uma pessoa sensível ler. Não é um livro de autoajuda, se você tiver esperando uma inspiração e meios para sair de uma depressão ou formas de ajudar alguém que esteja vivendo isso, esse livro muito pelo contrario, não da solução para os problemas que cria e isso é muito delicado, beirando a preocupação.

Antes de finalizar a resenha, não poderia deixar de avisar sobre os gatilhos que esse livro tem, afinal seria irresponsabilidade minha não expô-los, pode conter spoilers necessários.

Gatilhos:

  • Pedofilia,
  • Abuso sexual infantil,
  • Exploração sexual,
  • Abuso físico,
  • Relacionamento abusivo,
  • Depressão,
  • Automutilação,
  • Distúrbios alimentares,
  • Ansiedade,
  • Dependência de drogas,
  • Suicido.

Esses são uns de muitos outros que serão abordados no livro, se você é sensível a esse tipo de conteúdo, por favor vá ler outra coisa, pois como eu citei acima, a autora descreve cada um deles no decorrer da história, mas não trás "soluções" de superação, muito pelo contrario, a impressão que dá é que se você passou por isso, a vida não tem mais jeito, o que sabemos que não é bem assim.

Espero que tenham gostado da resenha, recomendo o livro com ressalvas, pelo o exercício da empatia, saber que as pessoas por mais que aparentam estar bem, pode sim ter traumas e estar sofrendo, e precisamos entender a situação delas sem pré julgamentos e a valorizar mais a vida que temos, no mais, o livro é triste.


Até aonde uma pessoa consegue suportar tanto sofrimento? O que acontece quando aquilo que está enterrado começa emergir? Não queira descobrir. ⁣

Quem se interessou pela história e quiser adquirir o livro, só clicar na imagem abaixo e será direcionado para o site da Amazon


Minha nota para o livro é 4/5

★★★★

Obrigado a todos que chegara até aqui, e nos vemos na próxima resenha.

Att,

Lucas Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário