Novidades

quinta-feira, 26 de março de 2020

#Resenha - Série Nada Ortodoxa


Nada Ortodoxa

Já ouvi muitas pessoas comentando sobre como seria mais fácil se cada um de nós nascêssemos com um manual da vida, um livro de regras dizendo o que fazer, para onde ir e quando deve acontecer. Parece uma ideia bem tentadora né? Para muitos seria, mas Etsy não é uma garota comum.

Nascida e criada na comunidade judaica de Williamsburg - EUA, Esty percebe desde de cedo que não é igual a todas as garotas, tem sonhos e objetivos diferentes. Enquanto os meninos recebem educação e ensino da Torá (bíblia Judaica), as meninas devem aprender a cozinhar, cuidar da casa e se preparar para serem boas mães, boas esposas e isso pode ser bom para muitas mulheres daquela comunidade, mas Esty quer ser muito mais que isso, ela quer liberdade.

A série é uma produção da Netflix, com quatro episodio de mais ou menos quarenta e três minutos e foi baseado em uma história real, contada no livro “Unorthodox: The Scandalous Rejection of My Hasidic Roots” de Deborah Feldman.

Minha Opinião:

Quando a Netflix lançou o trailer eu confesso que fiquei bem animado para ver essa história, pois, eu sempre gostei bastante de conhecer outras culturas e nos últimos meses eu vinha estudando bastante coisa sobre o judaísmo e seus costumes. 

A série é rica em retratar o dia a dia da comunidade e como eles se comporta diante da sociedade, como evitam certas regalias do mundo comum, como o uso do celular, televisão, internet e outras coias. 

É bem interessante de assistir e confesso que da um certo constrangimento em algumas situações, porque afinal são costumes tão diferentes e reações que você se pergunta se isso é certo ou não. Vale ressaltar que devemos ter respeito sobre a cultura mostrada, afinal são pessoas que pensam completamente diferente de nós.

Esty é o centro de tudo e logo no inicio você já vê ela desesperada para fugir dali o mais rápido possível, mas somente ao longo dos episódios é que você vai entendendo suas reais motivações.

De modo geral e sem dar nenhum spoiler, a série é bem emocionante e mostra todo o crescimento da personagem e como ela vai redescobrindo o "mundo", conhecendo novas pessoas, se apaixonando e quebrando paradigmas que desde de criança fora ensinada. Aos poucos ela vai se permitindo viver essa nova realidade, mas o passado acaba voltando e ela terá que tomar uma decisão difícil.

Como já disse, é uma serie somente com quatro episódios, então da para maratonar em quatro horinhas.

Minha unica critica é em relação aos personagens, não tem quase nenhum desenvolvimento dos coadjuvantes e isso eu entendo que é proposital, já que a jornada e da Esty, mas acho que muitos ali teriam histórias incríveis, pois todos também lutavam pela sua liberdade, seja por religião, orientação sexual, etnia etc.

Se você gosta de conhecer culturas novas e de um bom drama, vai adorar Nada Ortodoxa.


Trailer da Série:





Elenco Principal:

Shira Haas: 
Nacionalidade Israelense
Nascimento 11 de maio de 1995

Jeff Wilbusch:
Nacionalidade Israelense
Nascimento 14 de novembro de 1987

Amit Rahav:
Nacionalidades Britânico, Israelense
Nascimento 9 de agosto de 1995

___________________________________________________________________

Obrigado a todos que chegaram até aqui, deixei suas impressões sobre o que acharam e depois de verem a série comente aqui o que acharam.

Um grande abraço,

Att,

Lucas Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário