Novidades

quinta-feira, 26 de março de 2020

#Resenha - Livro Carrie, a Estranha


Sinopse:
O livro narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.

Sobre o Autor:
Stephen King era um leitor fanático dos quadrinhos EC's horror comics incluindo Tales from the crypt, que estimulou seu amor pelo terror. Na escola, ele escrevia histórias baseadas nos filmes que assistia e as copiava com a ajuda de seu irmão David. King as vendia aos amigos, mas seus professores desaprovaram e o forçaram a parar.
De 1966 a 1971, Stephen estudou Inglês na Universidade do Maine em Orono, onde ele escrevia uma coluna intitulada "King's Garbage Truck" para o jornal estudantil, o Maine Campus. Ele conheceu Tabitha Spruce lá e se casaram em 1971. O período que passou no campus influenciou muito em suas histórias, e os trabalhos que ele aceitava para poder pagar pelos seus estudos inspiraram histórias como "The Mangler" e o romance "Roadwork" (como Richard Bachman).
Até 1972, Stephen King ainda era um professor cujo salário mal dava para sustentar a mulher, Tabitha, e os dois filhos. Nas horas vagas, escrevia histórias de suspense, sempre rejeitadas pelas editoras. Foi então que finalizou mais uma obra. Em seguida, porém, desiludido com o mercado editorial, King arremessou-a pela janela. Foi Tabitha quem o convenceu de recuperar os originais e tentar outra vez. 
Enviado a um editor, o livro foi aceito. Nascia Carrie, a Estranha, obra que lançou Stephen King no cenário literário mundial. (Fonte: https://www.skoob.com.br/autor/41-stephen-king)


Minhas Impressões:
Eu decidi por livre e espontânea vontade, ler todos os livros do tio King ao longo da minha vida, se isso será possível ou não, só o tempo dirá. Resolvi fazer isso em ordem cronológica e o primeiro deles é Carrie a Estranha.
Eu já tinha assistido aos filmes da Carrie de 2002 e o de 2013, mas não me lembrava de quase nada de nenhum das tramas e por conta disso minha leitura foi bem prazerosa. 
O livro é narrado em terceira pessoa, trazendo relatos, entrevistas feitas com alguns sobreviventes, reportagens dos jornalistas e trechos de alguns outros livros fictícios que vão juntos montar a história da Carrie White.
A história narra os acontecimentos escolares que antecedem o baile de formatura ou seja, antes da tragedia que ocorreu e que deixou grandes sequelas para a cidade.
Carrie é uma personagem que sofre muito desde de o nascimento, rejeitada emocionalmente pela mãe, que no decorrer da narrativa podemos perceber o seu extremismo religioso e por conta disso ela é desajeitada socialmente no mundo externo. 
Ainda na infância ela vinha sofrendo bullying dos outros alunos, mas é no ensino médio que as coisas começam a piorar. tem uma cena bem pesada no banheiro feminino que se torna uma bola de neve para todos os eventos posteriores a ele e ao final macabro no fim do livro.
Outro grande ponto do livro é a questão dos poderes da Carrie, que no livro é chamado de TC (telecine, capacidade de mover objetos com o poder da mente). Temos dois pontos de vistas em relação as habilidades, uma é explicada através da ciência e das modificações celulares passados geneticamente pelos pais e o outro ponto é através do próprio demônio, mas esse ultimo não é bem explorado ( uma pena)  
No geral o livro é bem rápido, eu gostei muito da fluidez da leitura e a forma poética que ele descreve muitas coisas, não estou puxando saco, mas achei linda a maneira dele ser extremamente cru e frio em algumas cenas e leve em outras.
As unica críticas que faço em relação a minha leitura é o fato dele não explorar tanto a parte oculta dos poderes de Carrie e a forma que os capítulos foram divididos. Na minha edição só existe três grandes partes.

Nota: 4/5

Quem quiser comprar o livro, só clicar na imagem abaixo e será encaminhado diretamente para o site da Amazon.
                            


   Detalhes do produto:

   Capa comum: 200 páginas
   Editora: Editora Objetiva; Edição: 1 (23 de julho de 2013)
   Idioma: Português
   ISBN-10: 8581050360
   ISBN-13: 978-8581050362
   Autor: Stephen King







Obrigado a todos, 

Att,

Lucas Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário